CONFERÊNCIAS LIVRE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SÃO REALIZADAS EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES

O Instituto Direito e Cidadania (IDC) juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar do município de Presidente Tancredo Neves realizou no dia 22 de outubro (última segunda feira) a conferência livre sobre Direitos da Criança e do Adolescente com os estudantes do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis (CEMXAR). As conferências são espaços para debater, construir e encaminhar propostas, desse modo, faz-se necessário a participação das crianças e adolescentes para construção coletiva com os demais autores da rede de garantia. A Conferência Livre pretende convidar, apresentar e envolver as crianças e adolescentes para VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá dia 13 de novembro do corrente ano.

Assim, as equipes realizaram a Conferência Livre em dois momentos, sendo um com os estudantes do turno matutino e o segundo momento com os estudantes do turno vespertino. Foram mais de 200 adolescentes que conheceram de maneira introdutória sobre o tema desse ano: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, e sobre os cinco eixos: 1) Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; 2) Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; 3) Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; 4) Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e 5) Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Demais atores da Rede de Garantia de Direitos do município estão realizando em outros espaços estas discussões preparado a comunidade. Reforçamos o convite a toda população para participar da Conferência Municipal, dia 13/11, a partir das 08:00 horas na Igreja Batista.