Igualdade de Gênero

E Garantia dos Direitos Humanos das Mulheres

“O poder público desenvolverá políticas que visem garantir os Direitos Humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares, no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

-Lei Maria da Penha

Na sociedade atual, constata-se pouca efetividade dos órgãos de atendimentos, bem como escassez de projetos sociais voltados para superação das diferenças e proteção nos casos de violações de direitos das mulheres.

Chama-nos a atenção os indicadores de feminicídios, agressões físicas, violência verbal, patrimonial, dentre outras, em que as mulheres sofrem nos espaços de convivência, e não raramente os filhos e demais membros da família ficam na posição de espectadores, sem possibilidades de intervir para resolver a violação.

A atuação do IDC nessa área consiste em trabalhar junto ao Poder Público e à iniciativa privada com projetos diretamente relacionados à igualdade de gênero e valorização das mulheres. Fortalecer a identidade da mulher é premissa dos projetos orientados pela instituição.