Histórico

O Instituto Direito e Cidadania do Baixo Sul da Bahia (IDC), possui qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP concedida pelo Ministério da Justiça, constituído formalmente em 27 de maio de 2004, busca contribuir para a construção de uma sociedade com equidade em direitos, prática de deveres e equilíbrio nas relações, visando a superação das desigualdades sociais, o exercício pleno da cidadania, controle social, fomento ao protagonismo juvenil e a construção da Cultura de Paz.

A instituição contou com apoio do empresário Norberto Odebrecht (1920-2014), que possibilitou o financiamento de ações e contribuiu tecnicamente ao transmitir conhecimentos sistematizados na Tecnologia Empresarial Odebrecht. Ainda, foi estabelecida parcerias do IDC com prefeituras municipais da região do Baixo Sul da Bahia, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Controladoria Geral da União e Governo do Estado, com apoio financeiro, técnico e contrapartida econômica.

A atuação qualificada sempre foi objetivo do IDC, nesse contexto, a equipe técnica aprofundou estudos e pesquisas nas áreas de atuação, buscou referência no Brasil e no mundo no que diz respeito às bases teóricas e experiências voltadas para as temáticas, conquistou credibilidade junto à comunidade e parceiros, histórico que sustenta a atuação e o planejamento de expansão da instituição nesse novo momento.

Visando o alcance de sua missão institucional, o IDC atua estrategicamente em duas linhas de ação:

1. O Núcleo de Atendimento ao Cidadão, que facilita o acesso direto às políticas públicas, a exemplo da emissão de documentação civil básica e da Mediação de Conflitos; e

2. O Núcleo de Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos, voltado à formulação de políticas públicas inclusivas, visando o exercício da governança participativa e do protagonismo social.

O objetivo do IDC é contribuir para a construção de uma sociedade com equidade em direitos, prática de deveres e equilíbrio nas relações, visando a superação das desigualdades sociais, o exercício pleno da cidadania e controle social; fomento ao protagonismo juvenil e fortalecimento da identidade de adolescentes líderes; além de  contribuir para a construção de uma Cultura de Paz. Bom saber que não caminhamos solitários nesse ideal. A cada ano aprendemos com outras iniciativas, aprimoramos nossas práticas a partir da execução dos projetos e reforçamos parcerias com similaridade de propósitos, crenças e valores.

O IDC possui sede em Presidente Tancredo Neves, com uma unidade de atendimento em Valença e ações itinerantes em todos os municípios do Baixo Sul da Bahia.

Em sua trajetória, sempre esteve imbuído da responsabilidade de cumprir sua missão institucional através de suas parcerias, projetos e ações. Desde sua fundação, participou de conquistas importantes para a região, dentre as quais merecem ser destacadas:


Equipe

previous arrow
next arrow
ArrowArrow
Slider

Conselhos

Administração

Maria Joselita Santos da Costa – Presidente
Volney de Souza Fernandes – Vice-Presidente
Silvanei Barbosa dos Santos – Conselheiro

Fiscal

Ednalva Santana Lima
José Carlos Luz
Maria Helena Queiroz Cabral
Josenildo dos Santos Normandia
João Pereira de Souza
Paulo de Jesus Nascimento

Editorial


Macroestrutura