Mediação de Conflitos

e Comunicação Não Violenta - CNV

“A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da não-violência.”

-Mahatma Gandhi

A mediação é praticada no IDC não apenas como um meio para a solução de controvérsias. Seu papel é o de fortalecer a Cultura da Paz, o diálogo e a prática do ganha-ganha, estimulando aqueles que têm acesso às técnicas da Mediação a compreenderem o conflito numa perspectiva construtiva e produzirem suas próprias soluções para as situações controversas que vivenciam. Utiliza-se os princípios da CNV como base do diálogo produtivo, estratégias para fortalecimento do respeito, tolerância, valores, convivência pacífica, comunicação qualificada e exercício da cidadania.

O Instituto desenvolve projetos considerando os métodos para a gestão positiva de conflitos, tendo como base a metodologia da Mediação de Conflitos e CNV, com as seguintes possibilidades de atuação:

No Contexto Organizacional

Apresentar os princípios da mediação para as organizações, utilizando sua metodologia na formação de líderes, bem como estruturar mecanismos para a gestão positiva dos conflitos ocorridos nesse ambiente.
A mediação de conflitos no contexto organizacional contribui para a prática de diálogos participativos, dinâmicos e convida a todos para uma reflexão responsável sobre o seu papel ativo na resolução das controvérsias existentes.

No Contexto Escolar

Preparar as futuras gerações para o diálogo, colaboração, respeito à diversidade, para valores humanos e consequentemente melhorar a relação professor x aluno, aluno x aluno, com base na Comunicação não Violenta (CNV), além de contribuir para a redução dos índices de violência na escola. Como potenciais parceiros estão às prefeituras municipais, através de suas secretarias de educação e unidades escolares privadas, como também empresas com missão de contribuir para a melhoria da qualidade da educação e redução da violência.

No Contexto Comunitário

A mediação comunitária é um método alternativo de resolução de conflitos. Atuar para o acesso à justiça, aos Direitos Humanos e à pacificação social é um dos objetivos do IDC ao propor a mediação de conflitos. Desde a sua origem o Instituto vem trabalhando com esse método e tem interesse em fortalecer os campos de atuação nessa área.
Em 2012, publicou o livro “Mediação: um Novo Paradigma para a Convivência Humana” e tem buscado atualização constante de seus conhecimentos na área. Sua meta é apoiar na elaboração de novos projetos para aplicação do método de resolução de conflitos, por acreditar que essa é uma alternativa viável a ser aplicada nas relações humanas.

No Contexto da Saúde

Praticar a Mediação de Conflitos nos ambientes de atendimento à saúde por considerá-la um método de relevância nessa área, visto que é comum conflitos entre os profissionais e usuários, equipes dos órgãos de atendimentos, planos de saúde, entre outros, em que a aplicação da Mediação pode gerar resultados efetivos.
Como proposta o IDC visa contribuir com a construção de um ambiente acolhedor, indispensável para a redução de agravos na saúde dos indivíduos. Assim é oportuno integrar os princípios da mediação de conflitos, como meio de orientar os procedimentos técnicos para que estes sejam pautados no respeito, empatia, comunicação positiva e no ganha-ganha.