PROJETO DO IDC É APRESENTADO EM CONGRESSO MUNDIAL NA ARGENTINA

O Instituto Direito e Cidadania (IDC) teve o Projeto Cultura da Mediação na Escola selecionado como prática exitosa de alcance global, no XIV Congresso Mundial de Mediação e Cultura da Paz, realizado no período de 18 a 22 de setembro de 2018, na Argentina – Buenos Aires. A experiência foi apresentado na plenária do evento por Naiane Oliveira, Coordenadora de Projetos do IDC, acompanhada por Juliana Guanaes, atualmente na função de consultora técnica da instituição. O momento foi uma rica oportunidade de socializar a experiência da instituição e aprender com os relatos de iniciativas semelhantes realizadas em diferentes lugares do mundo.

O evento teve como objetivo contribuir para gerar espaços de reflexão, promover iniciativas na esfera pública e privada e incentivar políticas públicas que permitam a prevenção, gestão e transformação de situações e espaços de conflito na Argentina, na América Latina e no resto do mundo, favorecendo a construção de sociedade mais tolerante, inclusiva e equitativa.

O Projeto Cultura da Mediação na Escola é uma ação socioeducativa realizada pelo IDC no Colégio Edvaldo Machado Boaventura no município de Presidente Tancredo Neves desde o ano de 2016 e tem como objetivo disseminar os princípios da Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos para fortalecer as relações interpessoais, gestão positiva dos conflitos e diminuição da violência no contexto da educação. A iniciativa conta com a parceria do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal.