Violência Contra a Mulher

PROJETO COLORIR E ESCREVER UMA NOVA REALIDADE PARA AS MULHERES DO BAIXO SUL DA BAHIA

Apresentação

O Projeto propôs discutir a temática da violência doméstica contra a mulher em escolas do Ensino Fundamental e Médio dos municípios de Presidente Tancredo Neves, Valença e Nilo Peçanha. A atividade foi executada através da parceria entre o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do GEDEM e CEDUC e do Instituto Direito e Cidadania – IDC, no período de julho a novembro de 2015.

Buscou-se no espaço escolar o enfoque na prevenção, haja vista que a violência no seio familiar é, muitas vezes, vivenciada por crianças e adolescentes. Para superação dessa realidade é indispensável construir a cultura da paz, respeito e tolerância entre os mais jovens, e a melhor forma de conceber esse processo é atuando nos espaços educativos.

O projeto foi desenvolvido a partir de duas linhas estratégicas de ação: atuação em escolas públicas e articulação da rede de garantia de direitos.

A articulação com a rede de garantia de direitos aconteceu por meio da realização de um seminário regional, que promoveu um momento de debates com enfoque nos Direitos Humanos e na igualdade de gênero entre as instituições operadoras de direitos dos municípios participantes.


Resultados

Período 2015:

  • 02 Workshops realizados, contemplando 84 professores.
  • 33 escolas participando do concurso, com uma média de 6.773 educandos envolvidos.
  • Realização de 01 seminário de culminância do projeto com envolvimento de cerca de 120 pessoas.
  • 22 alunos e professores premiados em evento realizado no Ministério Público.